A edição de 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba começa a ganhar forma. Em coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Luciano Almeida, no Centro Cívico, foi lançado hoje, 21/03, o cartaz da histórica 50ª edição do mais importante evento do humor gráfico do Brasil e que reverbera mundo afora. Quem assina a identidade visual de meio século é o cartunista Zélio, 85 anos, autor do primeiro cartaz do evento, em 1974.
O cartaz deste ano é uma releitura da arte oficial da primeira edição, de 1974. A mudança de um para o outro é singela: na versão 2023, Zélio trocou objetos relacionados ao ofício de desenhar pelo ícone que se tornou o mais desejado pelos artistas que enviam suas obras ao Salão de Humor, que inclusive, é uma homenagem a ele: o Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro.
Zélio não pode comparecer à coletiva, mas falou sobre o cartaz e o Salão em entrevista. “Tinha pouco mais de 30 anos quando um dia, pela manhã, fui surpreendido em meu estúdio de desenhista, em São Paulo, por um grupo entusiasmado de professores e estudantes piracicabanos. Tinham lido em uma matéria, que publiquei na Folha de S. Paulo, sobre o Salão de Humor de Luca, na Itália, e tiveram a ideia de repetir a experiência em Piracicaba. A proposta me surpreendeu, mas o entusiasmo do grupo era tão grande que eu, como colaborador do jornal de humor, O Pasquim, topei. Então vieram me buscar para colaborar na empreitada. Semanas depois inauguramos o 1º Salão de Humor de Piracicaba no Espaço de um banco, no Centro da cidade, na época com cerca de 70 mil habitantes. Foi um sucesso inesperado. Veio gente de toda a região, amigos de redação da Folha. Gol também do Pasquim, que deu uma página do sucesso retumbante”, lembra Zélio.
Zélio comenta que a releitura do cartaz do 50º Salão de Humor de Piracicaba foi inspirada por lembranças vivenciadas por ele e amigos artistas ao longo destas cinco décadas participando e acompanhando o evento.
O prefeito Luciano Almeida reforça o caráter especial da edição 2023, em que se busca cada vez mais enfatizar o Salão de Humor de Piracicaba como um evento global e atrativo a artistas de todo o globo. “Já está em discussão o aumento dos valores dos prêmios e tentar viabilizar que os vencedores possam participar conosco da inauguração do evento. Será um salão que ficará marcado na história”, ressaltou.
UNANIMIDADE – Junior Kadeshi, diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba), ressalta que a escolha de Zélio para produzir o cartaz de uma edição tão importante foi natural e de consenso de toda a comissão organizadora.
“É também uma merecida homenagem que fazemos a este grande artista, considerado o Pai do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Essa ligação entre passado nos leva ao futuro do Salão, e isso está refletido na releitura do cartaz do 1º para o 50º Salão. Mostra a força de um evento que completa 50 edições ininterruptas, que se renova ano a ano, mas mantém seu DNA de contestação por meio da arte. Reafirma que os artistas do mundo todo ainda têm um lugar para se expressar”, pontua Kadeshi.
Além do cartaz, foi ainda apresentado o celebrativo Selo dos 50 anos, que tem a arte do cartaz reelaborado por Zélio. O selo foi pensado e criado por Eduardo Grosso, artista plástico, gráfico e cartunista, ex-diretor do Salão.
Carlos Beltrame, Paulo Bonfá, Luciano Almeida e Junior Kadeshi observam cartaz do 50º Salão de Humor | Foto: Isabela Borghese
“Fizemos alguns estudos coloridos e a opção foi esta imagem que mantém as pontes com o nascimento e a trajetória evento. A parte dos textos traz a relação das cores utilizadas na impressão”, explica Grosso.
EM GRANDE ESTILO – O presidente da 50ª edição, o humorista, Paulo Bonfá, afirma que o emblemático aniversário do Salão será comemorado a altura ao longo do ano – começou com o lançamento no último domingo, 19/03, da exposição Batom, Lápis e TPM 2023, na Casa do Povoador, com obras feitas apenas por artistas mulheres.
“O cinquentenário do nosso Salão Internacional de Humor de Piracicaba é relevante por representar a força e a tradição das artes gráficas, tão bem protegidas e promovidas ao longo deste tempo pela cidade. O selo e o cartaz comemorativo são um presente aos piracicabanos, aos cartunistas e aos fãs do humor”, conta Bonfá.
“Além de ser frequentador assíduo desde as primeiras edições do Salão, é uma honra participar desta edição histórica como secretário da Ação Cultural. Esta é a maior mostra artística de humor do mundo e apresentaremos um evento plural e atual. O 50° vai surpreender”, afirma Beltrame.