Morre Mariano, cartunista da Equipe Fundadora do Pasquim e Criador do Portal “Chargeonline”

Post 2 de 521

Premiado em duas edições do SIHP, Mariano fez parte da equipe de cartunistas do Pasquim e foi o criador do “Chargeonline” o maior portal de charges do Brasil 

Morreu na quarta-feira, dia 02 de junho, no Rio de Janeiro, Mariano. Chargista e ilustrador no Pasquim, Jornal do Brasil, Última Hora, O Globo, Cadernos do Terceiro Mundo, entre outros. Foi vencedor três vezes no Salão de Humor de Piracicaba: 1982 (cartum), 1986 (caricatura) e 1989 (charge). Pioneiro na produção de charges animadas para telejornais (TV Manchete e Rede Bandeirantes, no início dos anos 90). Pioneiro no humor para divulgação científica: charges e ilustrações para o Jornal da Ciência, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), desde a sua fundação, na década de 1980. Autor dos livros “Abre-te Sésamo!” (charges sobre a abertura política, publicado em 1980 ) e “Até Aí Morreu Neves” (charges sobre o processo de redemocratização e a morte de Tancredo Neves, publicado em 1986). Criador, em 1995, e administrador do site Chargeonline (www.chargeonline.com.br), que se mantém até hoje como a principal referência sobre o humor gráfico de opinião brasileiro na internet, onde são exibidas diariamente as charges dos principais jornais brasileiros. Ele estava internado desde novembro de 2020 por suspeita de AVC.

O SIHP honra sua história e colaboração no humor gráfico brasileiro, com seus desenhos, livros e o site Chargeonline – uma referência no universo do humor gráfico – e lamenta sua morte.

trabalho de Mariano premiado no 9º Salão Internacional de Humor de Piracicaba – 1982
trabalho de Mariano premiado no 16º Salão Internacional de Humor de Piracicaba – 1989
Mariano é um dos homenageados no 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga, que acontece este ano.

fonte: http://salaodehumordecaratinga.blogspot.com/2021/06/morre-mariano-um-dos-cartunistas-da.html

MENU