Já estão no ar os regulamentos do 47º Salão de Humor e do 18º Salãozinho!

Post 2 de 494

Artistas podem se inscrever pelo site do evento até o dia 26 de junho

artedigital

Como um dos concursos mais antigos das artes gráficas, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega à sua 47ª edição com inscrições gratuitas até o dia 26 de junho. Os trabalhos deverão ser autorais, com temas e técnicas totalmente livres. A abertura oficial está prevista para o dia 29 de agosto, no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central.

Os interessados poderão inscrever até três obras por categoria, diretamente pelo site do evento salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br, via Correios ou pessoalmente no Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (Cedhu), no Armazém 14A, Engenho Central. Profissionais e amadores a partir de 16 anos, devem participar apenas com obras que não foram premiadas em outros eventos gráficos.

Os trabalhos enviados deverão conter a assinatura do autor e estar acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida. Via internet, os trabalhos deverão estar nomeados e ter formato JPEG e 300 DPI (imagens anexadas de uma única vez), conforme regulamento disponível no site do evento.

“É um orgulho chegar à 47ª edição de um dos salões mais esperados por artistas de todo o mundo. Embora a questão atual seja o isolamento social, temos fé que tudo passará logo e o tabalho iniciado há tanto tempo, com tanto esforço seguirá o seu trajeto”, comenta a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

O Salão premiará cinco vencedores divididos entre as categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos; o Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro e o temático destinado a trabalhos de qualquer categoria que aborde o tema Comunicação, proposto pela organização desta edição.

Outros prêmios são Júri Popular Alceu Marrozi Righetto; os prêmios Câmara Municipal de Piracicaba, exclusivo para a categoria caricatura, o Saúde Unimed, além do prêmio Prêmio Escultura Fundiart. Também serão entregues troféus – criação de Zélio Alves Pinto, aos autores premiados, além de menções honrosas.

Para Paulo Bonfá, presidente do 47º Salão de Humor de Piracicaba, a expectativa para este ano é que o Salão seja uma grande celebração de superação da pandemia. “Que possamos fazer deste evento, um reencontro das pessoas com a cultura e com elas mesmas, pelo prazer de estarem juntas. Estamos trabalhando bastante para que esta edição seja um alento para quem está buscando arejar a cabeça com dias mais leves e muitos sorrisos”, conclui.

18º Salãozinho de Humor – O cartaz vencedor desta edição foi produzido por Saba Darabian que utilizou uma criança, como parâmetro principal para a sua produção. “Pensei em algo que fosse um atrativo para crianças e adolescentes, com muitas cores para demonstrar a importância da arte no mundo e combinar com a cultura e estilo de vida do povo brasileiro”, ressalta.

Darabian também explica que a sua criação apresenta uma gartota que pinta a cidade e seus arredores, com cores de seu palete e pincel. “Ela cria o arco-íris no céu real, demonstrando o poder da arte no mundo lúdico das crianças”.

Bonfá explica que o cartaz do Salãozinho tem uma linguagem de ilustração diferente. “A artista realizou um trabalho com bastante cor, traços que não são comuns à linguagem da caricatura, charge e cartum que estamos acostumados; é um trabalho mais poético que também traduz bem o que é o Salãozinho, uma piada infantil, algo ingênuo, uma diversão descompromissada”.

Saba Darabian é iraniana, ilustradora e designer gráfica, além de professora de ilustração e de software de arte digital. Participou de exposições nacionais e internacionais como ilustradora e fotógrafa. Foi jurada do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2019.

SERVIÇO – As inscrições para o 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de junho pelo site do evento (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), via Correios (Avenida Maurice Allain, nº 454, Parque do Engenho Central. Caixa Postal 12. Piracicaba- SP, Cep: 13.405 -123) ou pessoalmente no Cedhu, Armazém 14A, no Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620 ou (19) 3403-2623.

Para  baixar, clique nos links abaixo:

Regulamento 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2020

 

Regulamento 18º Salãozinho de Humor | 2020

MENU