João recebeu o prêmio pelo conjunto da obra, com três trabalhos. Com humor, é claro, ele abordou temas diferentes, como a caricatura do presidente estadunidense Barack Obama, uma charge com o título Economia Verde e uma tira. Letícia retratou o hit da internet “Para nossa alegria!”.
“A charge do Obama é o meu trabalho preferido. Tive a ideia lendo uma notícia sobre os Estados Unidos na internet. Destaquei traços marcantes do presidente, como a boca, o formato da cabeça e o nariz”, declarou João Ruiz, que viajou oito horas de ônibus para receber pessoalmente o prêmio. João é filho do cartunista carioca Cavalcante e pela primeira vez inscreveu um trabalho seu numa mostra competitiva. “Às vezes é mais fácil transmitir o que pensamos pelo desenho que pela escrita”, completou.
As menções honrosas nessa categoria foram concedidas aos piracicabanos Giovana da Silva (Escola Estadual Professor Augusto Saes), Victor de Brito (Colégio Épico), Lorenzo Pereira (Escola Estadual Francisca Elisa da Silva), Ícaro Quartarolo e Diego Ribeiro (Colégio Portal do Engenho – Anglo). Victor ganhou também uma viagem pela Valetur Viagens, de São José dos Campos, sorteada entre os premiados.
Este ano, a categoria de 11 a 14 anos prestigiou artistas piracicabanos. A segunda colocação coube a Henrique Benatti, 11, do Instituto Atlântico, com um desenho sobre a poluição, e a terceira a Renan Amaral, 12, da Escola Estadual Professor Hélio Nehring, pela produção de três tiras. Amanda de Souza, Letícia Rodrigues (Escola Professor José Romão) e Giovanni Mazzini (Sesi 165) receberam menções honrosas.
A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, disse que desde a sua entrada na Secretaria da Ação Cultural, há oito anos, teve os olhos voltados para o crescimento do Salãozinho de Humor. “Como educadora, percebo que nas escolas pulsam talentos, motivados por professores e familiares. O desenho é uma linguagem universal e as crianças se comunicam facilmente por meio dele”, declarou Rosângela.
Após a premiação, os estudantes assistiram no Teatro do Engenho o espetáculo Inzoônia, da Cia. Circo de Bonecos, como parte da programação do projeto Diversão em Cena, com patrocínio da Arcelor Mittal.
A concessionária CCR AutoBAn participou com um estande sobre dicas de trânsito. Os estudantes também se divertiram com a “foto lembrança”, vendo como seria sua carteira de habilitação.
Para conferir os premiados de 07 a 10 anos, clique aqui.
Para conferir os premiados de 11 a 14 anos clique aqui.
O SALÃOZINHO – Em 2012, o Salãozinho bateu recorde de inscritos, com 3.400 obras enviadas por 58 escolas de 12 cidades brasileiras e uma da Argentina. Essa é a primeira vez que o evento recebeu inscrição internacional.
Foram selecionados 255 trabalhos, analisados pela artista plástica Marilu Trevisan, pelo arte educador Danilo D’Angeli e pelo cartunista Willian Hussar. A exposição segue até 14 de outubro no Engenho Central.
PARCEIRA – Desde o ano passado, o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico) firmou parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba para realização de oficinas de arte e o incentivo à participação das escolas da rede. “O Salãozinho é a nossa vitrine para revelações no universo do humor gráfico”, comenta Eduardo Grosso, diretor do CEDHU.
Até 14 de outubro acontece a oficina de desenho e pintura O Salãozinho é Dez!, com o arte-educador Danilo De Angeli, aos sábados e domingos, das 14h às 17h, durante todo o mês de setembro.
O público a partir dos 12 anos terá a oficina Faces e Caricaturas em Origami, com Dorinha Viti e Richard Kennedy, nos dias 27 de setembro e 4 de outubro, das 14h30 às 17h, na Biblioteca Ricardo de Arruda Pinto.
SERVIÇO – 10º Salãozinho de Humor, até 14 de outubro, no Engenho Central de Piracicaba (avenida Alain Maurice, 454). Informações: 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.