Além da mostra anual tradicional, o Salão expandiu sua atuação de fomento à arte e à liberdade de expressão, criando exibições paralelas que levam visibilidade e oportunidades a outros grupos de artistas.
O Salãozinho de Humor de Piracicaba aconteceu pela primeira vez no ano de 2002, proposto na 30a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
O evento também é organizado aos moldes de um concurso, neste caso exclusivo ao público estudantil. Entre vários objetivos está o de incentivar o jovem a conhecer e produzir humor gráfico. A participação é dividida em duas categorias: estudantes de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos da rede pública e privada.
Para a inscrição o interessado deve comprovar a sua matrícula e regularidade escolar. São aceitos desenhos inéditos de autoria própria nas linguagens do cartum, charge, caricatura e tiras/HQ.
Como apoio e preparação do Salãozinho de Humor de Piracicaba, três ações simultâneas ao concurso, estão previstas no chamado “Projeto Humor na Sala de Aula”.
Exposições itinerantes
Exposições itinerantes com reproduções dos desenhos do acervo dos 42 anos do Salão nos pátios das escolas.
Bate papos
Encontro e bate papo com profissionais da área do desenho gráfico nas escolas diretamente com os alunos.
Oficinas
Oficinas de capacitação para os professores da rede.
Ao longo dos anos de sua realização o número de participantes surpreende – em 2016 foram cerca de 3.300 trabalhos. Além dos números o Salãozinho vem desempenhando o papel de apresentar uma interessante ferramenta para a prática artística e a reflexão, propondo conhecimentos e descobertas no universo das relações educacionais.