Autor: Erick Tedesco
O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto no dia 26/08, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, já tem definidos os júris de seleção e premiação. A edição histórica do evento, uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba), é pelo quarto ano consecutivo presidida pelo humorista Paulo Bonfá.
Mostra principal abre ao publico no dia 26 de agosto | Foto: Isabela Borghese
O júri de seleção é composto por Carol Ito (quadrinista paulista, muito forte na cena dos quadrinhos atuais), Sônia Luyten (pesquisadora brasileira, especialista em histórias em quadrinhos e na cultura pop do Japão), Jal (cartunista, roteirista jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil), Gual (ilustrador e quadrinista brasileiro), Jean Galvão (cartunista, desenhista e chargista brasileiro), Eduardo Grosso (cartunista, artista plástico, ex-diretor do Salão de Humor) e Max Porto (ex-BBB, caricaturista e escultor).
Como explica Junior Kadeshi, diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba), o trabalho do júri de seleção é analisar todos os trabalhos inscritos, um a um, e escolher os que farão parte da mostra oficial.
“Para isso, eles ficam confinados em um hotel por dois dias, 8 e 9 de julho, trabalhando de manhã até a noite. Sempre recebemos mais de 2.000 trabalhos”, conta Junior.
Já o juri de premiação é composto por Marilena Nardi (cartunista e ilustradora italiana, professora da Academia de Belas Artes de Veneza, premiada em diversos salões de humor no mundo), Boligan (caricaturista cubano que vive no México, colaborador do Museu Internacional de Humor de Cuba desde a década de 1980, um dos cartunistas mais premiados em salões de humor gráfico no mundo), Loredano (caricaturista brasileiro), Sidney Gusman (jornalista brasileiro, um dos maiores especialistas em quadrinhos no País, editor do Universo HQ e da Mauricio de Sousa Produções), Rosana Herman (escritora, roteirista e apresentadora brasileira, atualmente apresenta o programa Porta Afora, ao lado do humorista Fábio Porchat, no Multishow), Eduardo Baptistão (ilustrador brasileiro, colaborador fixo das revistas Veja e Você S/A, além de ser colaborador da revista Carta Capital) e Fabiane Langona (quadrinista da Folha de S. Paulo).
O júri de premiação se reúne no dia 19 de agosto, uma semana antes da abertura, na mostra já montada, explica Junior Kadeshi. “Ali eles analisam os trabalhos selecionados e escolhem os premiados da edição, um para cada categoria: caricatura, cartum, charge, tiras, escultura, prêmio temático (escolhido pela comissão organizadora), Prêmio Saúde e Prêmio Câmara Municipal. Após escolhidos todos os premiados, o júri decide, entre todos estes, qual receberá o Grande Prêmio, o melhor entre os melhores”, explica o diretor do Cedhu.