Acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro a 1ª Feira de Quadrinhos e Humor de Piracicaba! A feira, pela primeira vez realizada em Piracicaba, pretente movimentar a criação e o mercado de histórias em quadrinhos e livros de humor a partir do interior do estado de São Paulo. Com a participação de editoras especializadas, livrarias e distribuidoras, que montarão estandes, e uma programação complementar recheada de convidados e oficinas, essa primeira edição homenageia o cartunista Maurício de Sousa como patrono das bibliotecas escolares.
No domingo, dia 24 o desenhista, que marcou diversas gerações com seus personagens, participará de cerimônia de premiação 15º Salãozinho de Humor no palco externo do teatro Erotides de Campos. As atividades do Salãozinho de Humor terão início a partir das 15h no mesmo local.
O nascimento das histórias em quadrinhos
Rogério Campos, autor de Imageria, uma das mais importantes coletâneas sobre a história da arte sequencial, aborda sobre a história secular das narrativas visuais.
Dia 22, sexta, 13h30.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.
Mulheres e quadrinhos
O encontro analisa os discursos de gênero nas HQs com o objetivo de compreender a presença da mulher como produto e produtora no âmbito dos quadrinhos nacional e internacional, e como os trabalhos contemporâneos promovem um discurso de resistência contra-hegemônico e um olhar crítico e construtivo da mulher na sociedade atual. Com Gabriela Borges e Carolina It, jornalistas.
Dia 22, sexta, 15h30.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.
Além das Super-heroínas
Reflexão sobre a representação feminina, estereótipos e gênero dentro da história em quadrinhos e os preconceitos existentes.
Com Natália Sierpinski, pesquisadora.
Dia 22, sexta, 17h30.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre
Os quadrinhos no ensino
Nobu Chinen, um dos mais respeitados pesquisadores de quadrinhos e arte sequencial no Brasil, fala sobre a utilização dos quadrinhos como ferramentas didáticas no ensino.
Dia 22, sexta, 10h30.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre
A criança e os quadrinhos
Aborda a relação entre o universo infantil e o processo de fruição da criança durante a leitura de histórias em quadrinhos e destaca a importância do entendimento sobre a curiosidade e recriação pelas crianças na perspectiva de descobrir e explorar a arte presente na linguagem dos quadrinhos. Com Betânia Araújo, professora de arte e doutora em educação pela USP.
Dia 22, sexta, 19h.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.
Zines na Educação
A palavra zine advém do nome fanzine, uma contração das palavras inglesas fanatic magazine e significa revista do fã, um produto artesanal que pode ampliar as possibilidade no ambiente educacional. Com Fabrício Oliveira, professor.
Dia 22, sexta, 20h30.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.
Lançamento – HQ “Cão”
O quadrinista Breno Ferreira, de Limeira, lança sua HQ baseada na história do lendário pistoleiro Diogo da Rocha Figueira, o Dioguinho, que aterrorizou o sertão paulista na última década do século XIX. Sua ficha corrida lista pelo menos 50 assassinatos, mas alguns de seus crimes mais bárbaros estão registrados apenas no imaginário da população do interior de São Paulo.
Dia 22, sexta, 20h.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.
Lançamento – HQ “Martha Watts”
Joceli Lazier, coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e Gabriela Tozati, aluna do curso de cinema da Unimep batem um papo sobre a produção da HQ que narra a história da educadora Martha Watts em Piracicaba. Uma produção da Editora Unimep, resultado do projeto Pira em Quadrinhos, desenvolvido em conjunto entre diversos cursos da universidade.
Dia 23, sábado, 19h.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.
Ciclo de Oficinas
Quadrinhos para quem não sabe (nem quer) desenhar
Destinado àqueles com interesse em colocar suas histórias em quadrinhos para circular sem que precisem desenvolver técnicas rebuscadas de ilustração. Com Márcio Sno, ilustrador e jornalista.
De 22 a 24, sexta a domingo, 14h.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.
Três lápis apontados para o humor – Palestra ilustrada com análise de portfólio
Voltado para a arte de desenhar com conteúdo humorístico e informativo, o encontro faz um panorama da arte da ilustração nas técnicas de caricatura, cartum e charge, além de instigar e estimular o exercício da prática do “pensar” para artistas e não artistas. Nesse sentido, utiliza relatos de fatos jornalísticos e do cotidiano, bem como histórias que motivaram a produção do material artístico. No final, os ilustradores Eduardo Baptistão, Julinho Sertão e Márcio Duarte Lobo propõem análise e troca de informações sobre os portfólios de artistas aspirantes.
Dias 23 e 24, sábado e domingo, 10h.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos. Inscrição no local com 30 minutos de antecedência.
Encontro
“Os Filhos do Salão”
Encontro dos artistas da cidade que, estimulados pelo Salão de Humor de Piracicaba, iniciaram-se nas artes gráficas e desenvolveram uma carreira como cartunista, chargista, quadrinista, colorista, designer, entre outros. Um bate-papo para relembrar estímulos e desafios encontrados em trajetórias distintas, todas elas “filhas do salão”.
Dia 24, domingo, 10h30.
Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.