Na noite de 14 de setembro, foi ao ar na TV Cultura um documentário em comemoração aos 50 anos do SIHP.
A TV Cultura exibiu na quinta-feira, 14 de setembo, o documentário inédito Piracicaba – Meio Século de Humor. Com uma hora de duração, o filme produzido pelo Departamento de Jornalismo da emissora conta a história do mais importante salão de artes gráficas da América Latina, com reportagens de Rodrigo Piscitelli.
A produção resgata imagens e depoimentos históricos para contar os 50 anos do Salão Internacional e seus principais personagens. Ao longo de meio século, artistas gráficos do mundo inteiro retrataram, com muito bom humor, os momentos mais importantes da história nos mais variados temas, principalmente a política nacional e internacional.
A reportagem conta também um pouco da história de Piracicaba e seu dicionário ‘caipiracicabano’, do Rio Piracicaba e do Engenho Central da cidade, que já foi um dos mais importantes do País, onde acontece a exposição com 318 trabalhos, produzidos por 175 artistas de 30 países. A edição de meio século ainda faz uma homenagem póstuma a Paulo Caruso, chargista do programa Roda Viva.
O documentário cobre, nesta edição de 50 anos, a mostra principal com suas cinco categorias de obras, além de uma geral, chamada Temático, sobre os 50 Anos: Crise da Meia Idade.
O Salão acontece até o dia 29 de outubro no Armazém 14, do Engenho Central. No início de agosto, o Salão Internacional se tornou Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade de Piracicaba.
Com referências à busca do homem pelo equilíbrio entre correr atrás do dinheiro e do tempo, o cartum do mineiro Quinho foi o vencedor do Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A obra também venceu o Prêmio Temático – Meia Idade. O anúncio aconteceu na noite de abertura do Salão, em 26/08, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho. O documentário mostra, ainda, como foi essa festa de abertura e a premiação.
Além da reportagem e roteiro de Rodrigo Piscitelli, as imagens do documentário Piracicaba – Meio Século de Humor são de José Antônio de Moraes.