Exposição inaugurada no último domingo (27) no Pecege traz obras registradas nas páginas dos cadernos de Bel Linares
A inauguração da exposição “Arco, Traço e Tinta, os cadernos de Bel” aconteceu no último domingo (27) no Pecege. A mostra coloca em foco uma coleção de desenhos de artistas, que participavam do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, durante momentos de descontração. As obras são dedicadas à Bel Linares, autora de livros infantis e presença assídua nos bastidores do evento. A exposição é uma das mostras paralelas ao Salão, que comemora seus 50 anos nesta edição.
Os cadernos, que trazem desenhos de artistas como Jaguar, Laerte, Angeli e Ziraldo, foram uma ideia de Bel durante seus encontros com colegas do meio. “A exposição conta uma história do Salão de Humor de Piracicaba de um outro olhar, da vivência dos cartunistas e desenhistas no particular”, disse Bel, que foi homenageada no evento.
Camilo Riani, idealizador da exposição e ex-presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba, destacou a essência dos traços reunidos. “As ilustrações dos cartunistas entre os cartunistas são diferentes porque existe uma naturalidade, um afeto entre os artistas, o evento e a cidade”, comentou.
Daniel Sonoda, diretor do Pecege, falou sobre a importância da mostra. “O Pecege tem a missão de levar a educação às pessoas. Cultura e arte são uma forma de educação, então acreditamos que deixar disponível essa quantidade de informação para a população em geral é um bem para a cidade”, destacou sobre a exposição que permanecerá aberta ao público até 29 de setembro no Pecege.
Para o atual diretor do Salão, Junior Kadeshi, a parceria com o Pecege representa uma “grande porta aberta”. “Saímos do local central do Salão que é no Engenho para ocupar os outros lugares da cidade”, pontuou.
A inauguração também contou a presença de autoridades como o secretário municipal da Ação Cultural de Piracicaba (Semac), Carlos Beltrame, o vereador Pedro Kawai (PSDB), entre outros.
Roda de causos
A inauguração promoveu uma obra colaborativa entre todos os presentes, por iniciativa de Camilo Riani em colaboração com a Muro Arte, ação artística coletiva que homenageou o cartunista Ziraldo Alves Pinto. Além disso, a inauguração realizou uma roda de causos entre os ex-diretores do Salão de Piracicaba desde os anos 70, que comentaram situações que marcaram suas histórias em diferentes edições do evento.
A roda de causos contou com a presença de Maria Ivete Araújo, mais conhecida como Zetti, que foi coordenadora do Salão de 1979 a 2009. Entre os ex-diretores da roda, também estavam os cartunistas Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto e o atual diretor Junior Kadeshi. Os diretores se reuniram com Alcy Linares, marido de Bel e artista que já desenhou para veículos como Jornal do Brasil, O Pasquim e Folha de São Paulo.
Sobre a mostra, Erasmo Spadotto comentou que “você não pode dar um espaço branco e uma caneta para um artista, ele vai desenhar”. Enquanto Maria Ivete Araújo, conhecida como Zetti, compartilhou sua vivência no Salão: “é um trabalho que me retribuiu muito como cidadã”.
Bel Linares
Bel já trabalhou como professora de ensino fundamental e foi diretora e psicóloga pedagógica. É também autora de livros infantis como “Meio-dia macaco assobia”, “Se essa rua fosse minha e Serafim” e outros. Junto ao seu marido Alcy, ela participava dos encontros entre artistas nos bastidores de dezenas de edições do Salão em restaurantes, bares e outros pontos sociais da cidade.
Nessas ocasiões, Bel levava seus cadernos: páginas em branco que convidavam a espontaneidade de traços de artistas, que deixavam recados a ela e Alcy, além de ilustrarem, com humor, suas relações com o Salão de Humor e Piracicaba. De acordo com Alcy, a ideia da esposa “se tornou uma marca do Salão”.
A exposição “Arco, Traço e Tinta, os cadernos de Bel” está em exibição no Pecege e ficará disponível até 29 de setembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, das 13h às 17h, e domingos, das 9h às 13h.
Mostras paralelas
“Caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba”: Em exposição no Espaço Heróis de 32, na Alesp, até 1º/09.
“O Salão de Humor é Nosso!”: No Terminal Rodoviário de Piracicaba até 29/10.
“50 anos, 50 mãos”: Passarela Pênsil exibe releituras do logo de Zélio até 29/10.
“O Olhar do Orla”: No Armazém 14 do Parque do Engenho Central.
“Pamonhas Ainda!”: Obras de artistas piracicabanos na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto até 29/10.
“Censurados do Pasquim”: Mostra no Armazém 14 do Parque do Engenho Central até 29/10.
“Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba”: No Armazém 14 do Parque do Engenho Central até 29/10.
“50 anos de Humor”: Armazém 9 do Parque do Engenho Central exibe artes premiadas até 29/10.
“50 vezes Zélio”: Caricaturas de Zélio expostas na Casa do Povoador até 29/10.