Está definido o cartaz da 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O trabalho selecionado foi o apresentado pelo jornalista, ilustrador e cartunista maranhense José Antônio Costa, o Jota A, durante o 4º Concurso Prefeito Adilson Maluf, promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU). O evento integra a programação do 49º Salão, que volta às exposições presenciais este ano, de 27/08 a 30/10.
Cartaz do Salão de Humor faz referência à guerra na Ucrânia
O desenho de Jota A, maranhense de Coelho Neto e radicado no Piauí desde a década de 1980, mostra um palhaço atando com um nó as armas de soldados, em alusão à guerra na Ucrânia. Os júris de seleção e premiação aconteceram nos dias 8 e 9/04, de forma remota. Ao todo, 45 artistas de quatro países – Brasil, Espanha, Irã e Turquia – enviaram 78 cartazes para o concurso. “O Jota A é uma figura carimbada no Salão de Humor de Piracicaba, já foi premiado em diversas edições e teve uma exposição paralela de seus trabalhos no Salão de 2018. É reconhecido e premiado mundialmente, e para nós é um orgulho ter um de seus trabalhos representando nosso evento”, disse Junior Kadeshi, diretor do Salão de Humor.
O júri de seleção foi formado por Tássia Espego, diretora do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba, Dalila Lamour, diretora de cultura da Prefeitura de Iracemápolis, e Luis Henrique Marangoni, caricaturista e chargista do XV de Piracicaba. Inicialmente, foram selecionados 20 trabalhos para apresentação ao júri de premiação, composto pela cartunista colombiana Nani Mosquera e pela artista plástica finlandesa Synnove Hilkner, além dos brasileiros Silvano Mello, cartunista, e o ator e produtor cultural Elson de Belém, que se reuniram virtualmente no dia 9/04 para definir o trabalho de Jota A como vencedor.
O artista Jota A coleciona mais de 160 prêmios em salões de humor (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
“Foi uma alegria imensa ter o meu cartaz escolhido para o 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Desde que o concurso para escolher o cartaz foi criado, tento ser o vencedor. No ano passado fiquei entre os 10 melhores. Agora, em 2022, estava tão empolgado que enviei três sugestões. A ideia do cartaz mostra um palhaço dando um nó nas armas dos soldados de uma guerra. É esse o sonho de todos nós: dar um nó nas armas dessa guerra da Ucrânia, e de todas as outras, para que a paz possa reinar”, afirmou o cartunista, que possui mais de 160 prêmios em salões de humor e três em concursos de artes plásticas.