Artes gráficas perde Álvaro de Moya, pioneiro das HQs no Brasil e colaborador do Salão de Humor de Piracicaba

 

Alvaro de Moya e Cláudia Dèvay - 40º Salão Internacional de Humor
                Alvaro de Moya e Cláudia Dèvay – 40º Salão Internacional de Humor ! 2013

 

 

Pesquisador de HQs, autor e professor, Moya colaborou durante anos com o Salão Internacional de Humor de Piracicaba

 

O humor gráfico perdeu ontem, 14/08, Álvaro de Moya, 87 anos, um dos nomes mais importantes da pesquisa da história em quadrinhos do Brasil. Autor e professor, Moya também foi um dos grandes colaboradores e incentivadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, do qual fez parte como jurado e como membro do Conselho Consultivo. Em 1951, foi o responsável por organizar a Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, em São Paulo.

Seus estudos e seu empenho na divulgação das HQs foram capazes de mudar a percepção da sociedade sobre essa importante expressão artística. O humor gráfico e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que chega a sua 44ª edição este ano, devem muito às ideias de Álvaro de Moya. É uma perda irreparável”, lamenta a secretária da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), que realiza o Salão de Humor, Rosângela Camolese.

O cartunista e presidente desta edição do Salão, José Alberto Lovetro, o Jal, lembrou que de Moya lançaria no dia 20/08, seu último livro, no qual conta sua amizade com um ícone dos quadrinhos mundiais: Will Eisner. “Álvaro de Moya é um dos batalhadores das histórias em quadrinhos desde sempre. E fez isso em uma época em que os quadrinhos eram vistos como algo que atrapalhava a atenção das crianças aos estudos. Ele já sabia, que, ao contrário do que educadores diziam, os quadrinhos ajudavam, sim, na alfabetização de milhões de crianças. Nos deixa uma série de livros importantes, a começar por Shazam, no qual organizou textos sobre as HQs de diversos autores e é uma referência na área até hoje. Sai da vida para entrar, definitivamente, nos quadrinhos”.

“O professor Álvaro de Moya, um dos pioneiros nas pesquisas sobre histórias em quadrinhos no Brasil, participou como integrante ativo do Conselho Consultivo do Salão de Humor de Piracicaba por oito anos, contribuindo com suas ideias para o desenvolvimento da mostra. Sua presença e suas ideias engrandeceram o nosso trabalho e o aperfeiçoamento das características do nosso Salão. Deixa uma lacuna imensa e a grande saudade entre os amigos que cultivou em Piracicaba”, ressalta o professor Adolpho Queiroz, presidente da AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba) e um dos criadores do evento.

MAIS UMA PERDA – O mundo do humor gráfico também sofreu com a morte de outro de seus ícones. Morreu, na semana passada, aos 83 anos, no México, o cartunista Eduardo del Rio, que assinava Rius. Sua obra foi marcada pelo ativismo político de esquerda e anti-clerical, presente em revistas como Los Agachados e Supermachos.

Algumas das obras de Rius fazem parte da mostra paralela do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto no dia 26/08, no Engenho Central, intitulada Caricatura Mexicana.

 

(texto: Eleni Destro – CCS)