Ex-diretores, fundadores, idealizadores e representantes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba são homenageados na abertura da 50ª edição da mostra no Engenho Central — Foto: Claudia Assencio/g1
Os vencedores e premiados da 50ª Edição do Salão de Humor de Piracicaba (SP) foram anunciados na cerimônia oficial na noite deste sábado (26) no palco externo do Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.
São 318 trabalhos expostos no total entras as categorias cartum, charge, caricatura, quadrinhos, escultura, temáticos (Meia Idade e Saúde).
Cerimônia oficial de abertura ocorreu neste sábado (26) no Engenho Central de Piracicaba
Com homenagens a idealizadores, fundadores, ex-diretores e o “padrinho” do evento, Zélio Alves Pinto que viabilizou a realização da primeira exposição em 1974, durante a ditadura militar brasileira, a mostra deste celebra meio século de existência do Salão Internacional de Humor.
Zélio Alves Pinto durante visita à exposição do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba — Foto: Claudia Assencio de Campos/g1
Familiares de Paulo Caruso recebem homenagem dedicada ao cartunista durante 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba — Foto: Claudia Assencio/g1
Durante a cerimônia de abertura, o cartunista Paulo Caruso, que morreu em março deste ano após lutar contra um câncer, foi homenageado.
Homenagem a Paulo Caruso durante abertura do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba — Foto: Claudia Assencio de Campos
Zélio e fundadores do Salão de Humor de Piracicaba são homeageados — Foto: Claudia Assencio/g1
Cartum do quadrinista e ilustrador Quinho leva prêmio principal do Salão Internacional de Humor de Piracicaba — Foto: Claudia Assencio/g1
A faixa de inauguração do 50º Salão Internacional de Humor foi cortada no fim da noite de sábado e o público lotou o Armazém 14 para ver as obras vencedoras e selecionadas de perto.
A mostra contra com exposições paralelas e resgaste histórico, com linha do tempo do Salão. Uma das novidade deste ano foi a interatividade.
Obra vencedora do prêmio Adilson Maluf no 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba — Foto: Lucas Leibholz
Veterano do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP), Lucas Leibholz participa do evento há mais de duas décadas.
Na caricatura, enviada à mostra competitiva da 50ª edição, o artista apostou na interatividade ao representar Morpheus do filme Matrix, pelo ator Laurence Fishburne, na famosa cena em que oferece as pílulas azul ou vermelha ao protagonista da trama. No desenho multimídia, o público também pode escolher entre uma das duas a partir de QR codes.
“Estou muito feliz em receber esse prêmio representando os artistas locais. Para mim, é uma super honra poder representar os artistas de Piracicaba porque a cidade tem uma história linda a cultura e as artes gráficas, tem uma vocação maravilhosa para isso. Eu me sinto parte disso recebendo esse prêmio e quero fazer parte da continuidade desta tradição”, celebrou.
Lucas Leibholz e sua obra, uma caricatura do ator Laurence Fishburne, multimídia e interativa, do filme Matrix. — Foto: Claudia Assencio/g1
Cinquentão
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) completa meio século de exposições ininterruptas neste ano. Além do Brasil, este ano há obras de artistas da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, China, Chipre Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irã, México, Polônia, Romênia, Tailândia, Uzbekistão, Venezuela, entre outros.
O 50º Salão de Humor, que passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial este ano, permanecerá aberto à visitação gratuita até 28 de outubro, sempre às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Além da mostra principal, também acontecem 10 mostras paralelas, a Caminhada do Humor, e o 21º Salãozinho de Humor, entre outras atividades.
Salão em números
Os números do 50º Salão de Humor são expressivos e superam a edição de 2022. Na mostra deste ano serão:
- 175 artistas, de 30 países
- 318 trabalhos expostos no total entras as categorias cartum, charge, caricatura, quadrinhos, escultura, temáticos (Meia Idade e Saúde)
- 62 caricaturas
- 75 cartuns
- 50 charges
- 41 temáticos de saúde
- 29 temáticos (50 anos: A Crise da Meia Idade)
- 44 tiras e 17 esculturas
Túnel do Tempo
Entre as novidades para os 50 anos do Salão está o novo e moderno layout da montagem, para tornar a visitação ainda mais dinâmica.
“O novo layout vai surpreender o público. As obras, separadas por categorias e muito bem sinalizadas, estão dispostas de forma a tornar a visitação lúdica, agradável e divertida. No mesmo Armazém da mostra principal, montamos as mostras paralelas, que também ganharam layout novo”, conta Júnior Kadeshi, diretor do Salão.
No Armazém 14, o visitante passará por um túnel do tempo, que conta a história, década por década, dos 50 anos do Salão de Humor.
Em seguida, entrará na mostra principal e depois terá acesso às paralelas. Uma delas – Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba – conta com centenas de fotos que mostram desde os criadores do Salão, em 1974, artistas premiados, jurados, até pessoas que fazem o Salão acontecer, nos bastidores.
O Armazém 14 abrigará a mostra 50 anos de Humor, com diferentes temas.
Obra vencedora do Prêmio Saúde Unimed no 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba — Foto: Victor Solis
(fonte: G1 Piracicaba)