Batom, Lápis e o que ELAS quiserem

Estão abertas as inscrições para a edição 2025

A edição tem inscrições abertas a partir de 02 de janeiro, até 10 de fevereiro, via correios, email ou presencialmente.

Batom, Lápis e O que elas quiserem é uma exposição de artes gráficas realizada desde 2011 como programação oficial do CEDHU Piracicaba, e propõe estimular e oferecer espaço a artistas (amadoras ou profissionais) brasileiras e estrangeiras um espaço para mostrar suas produções no âmbito das comemorações e. Podem participar mulheres cisgêneros, transgêneros e todas que se consideram mulheres em toda sua diversidade.


Tema: Os temas são livres, para trabalhos autorais nas categorias caricatura, cartum, charge, tiras (HQs) e esculturas.

A exposição

Direcionado a mulheres cartunistas, caricaturistas e ilustradoras, o evento foi criado em 2011 após levantamento no qual detectou-se o número reduzido de mulheres inscritas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em relação aos homens. Após isso, ano após ano, realizada ininterruptamente, a exposição ganhou força e visibilidade, tornando-se uma das pioneiras voltada às mulheres do humor gráfico mundial e, hoje, considerada a maior no mundo.


Inicialmente chamada Batom, Lápis & TPM, teve seu nome alterado para Batom, Lápis & O que Elas Quiserem, entendendo que, no mundo atual, as mulheres não são limitadas e diminuídas à um estado de espírito dominado pelos hormônios. Elas podem ser e fazer o que quiserem, independente de como e o que estejam sentindo.


É uma exposição de artes gráficas que faz parte da programação oficial do CEDHU Piracicaba, e propõe estimular e oferecer espaço a artistas (amadoras ou profissionais) brasileiras e estrangeiras para mostrar suas produções no âmbito das comemorações e reflexões do Dia Internacional da Mulher.
Já passaram por esta exposição artistas de renome internacional como Laerte Coutinho, Pryscila Vieira, Fabiane Langona, Carol Ito, Ciça Pinto, Cláudia Kfouri, Helo D´Angelo, Marilena Nardi (Itália), Elena Ospina (Colômbia), Nani Mosquera (Espanha), Toshiko Nishida (Japão), Alicja Wieczorek (Polônia), Diliana Nikoloca (Bulgária) , Dina Abdelgawad Shosha (Egito), Nasrin Abdosheykh (Irã).

O regulamento e ficha de inscrição pode ser baixado abaixo: