Coletiva de imprensa no Teatro do Engenho, com presença do prefeito Luciano Almeida, também apresentou Kevin Freitas como novo presidente do Salão e cartaz do 22º Salãozinho
Com uma arte que reflete ao mesmo sobre o tempo acelerado do mundo e o lado prazeroso de se viver nele, a ilustradora sulista Fabiane Langona se torna a primeira mulher brasileira a assinar o cartaz de uma edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Sua produção ilustra a arte oficial do 51º Salão, realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e o Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), que será inaugurado em agosto deste ano.
O cartaz de Fabiane foi apresentado na manhã de hoje, quarta-feira, 13/02, durante coletiva de imprensa no Teatro Municipal Erotides de Campos, junto ao cartaz do 22º Salãozinho de Humor, também produzido por uma mulher com histórico no evento, Claudia Kfouri, em parceria com seu filho Antônio, de 9 anos.
A coletiva também anunciou o piracicabano Kevin Freitas como novo presidente do Salão, indicado pelo humorista Paulo Bonfá, que presidiu as últimas quatro edições do Salão de Humor.
Participaram da coletiva o prefeito Luciano Almeida, do secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, do diretor do Cedhu, Junior Kadeshi, e do recém-anunciado presidente do Salão de Humor, Kevin Freitas.
O prefeito Luciano Almeida elogiou as escolhas das artistas escolhidas para fazer as artes oficiais do 51º Salão de Humor e o 22º Salãozinho, além de dar boas-vindas ao novo presidente do evento, e soltou um pequeno spoiler, sem muitos detalhes. “Será um ano proveitoso para o nosso Salão de Humor que vem aí com uma mostra itinerante pelo Brasil”.
ARTES PELAS MULHERES – Fabiane Langona, de Porto Alegre (RS), é uma artista gráfica que trabalha na Folha de S. Paulo, com vasta e consagrada carreira independente, falou sobre sua arte na coletiva, por meio de uma chamada de vídeo ao vivo.
“O convite foi recebido com alegria e nervosismo, afinal, muitos artistas que admiro já fizeram trabalhos incríveis no cartaz que apresenta o Salão de Humor, como Fortuna, Jaguar, Angeli, Ziraldo, meus conterrâneos Santiago, Edgar Vasquez. Suei um pouco pra desenhá-lo, tendo em vista o momento histórico em que vivemos no mundo. Não que o mundo já tenha sido um lugar fofo e adocicado. O próprio Salão nasceu em um período tenebroso. Tentei dar um certo respiro com meu desenho. Uma macarronada de lápis, gostosa. Tensa, aflita e ansiosa, mas, ainda assim, gostosa”, conta Fabiana sobre sua obra.
Cláudia e o filho Antônio também entraram ao vivo na coletiva para falar do cartaz feito em quatro mãos para o 22º Salãozinho.
“Foi uma festa quando recebemos o convite. Eu que ajudei ele”, brincou Cláudia, que a quarta colocada do Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto no 50º Salão de Humor.
“Escolhemos o tema do universo, que todos reconhecem e têm interesse e chamamos a atenção para a questão do meio ambiente e das guerras, usando a cor cinza para o planeta Terra. Para ajudar o astronauta (que pode ser qualquer um de nós, humanos) na missão de salvar o planeta e trazer suas cores de volta, chamamos várias criaturas extraterrestres para dar uma mãozinha”, completa a artista.
NOVO PRESIDENTE – Kevin Freitas é piracicabano e também está à frente do AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba) desde 2020. “Vou presidir esta edição pensando em nocas soluções para o Salão”, ele disse durante a coletiva no Teatro do Engenho.
O diretor do Cedhu, Junior Kadeshi, elogiou a escolha de Kevin. “Ele é muito envolvido com o Salão e está inserido no mundo de HQ, certamente trará novidades nesta vertente. É uma pessoa jovem que circula bem nas artes em geral em Piracicaba”.
SALÃO CONTÍNUO – O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, lembrou que as novidades apresentadas nesta quarta se somam à primeira atividade do Salão de Humor em 2024, que foi a inauguração no último sábado, 9/03, da mostra Batom, Lápis & O Que Elas Quiserem, aberta até o início do mês de abril à visitação gratuita no Armazém 14, do Engenho Central.
“O Salão Internacional de Humor de Piracicaba deste ano é uma extensão natural da histórica quinquagésima edição, que foi celebrada ao longo de 2023 com tantas exposições e momentos brilhantes. Com as artes reveladas, queremos mostrar o emprenho da Semac, e claro, da Gestão Luciano Almeida, em manter a excelência na produção de todas as edições do Salão de Humor, o nosso Salão de Humor, que enaltece o nome de Piracicaba ao mundo como referência no apoio e divulgação das artes gráficas há mais de 50 anos”.