Até o dia 03/10, domingo, o público poderá prestigiar presencialmente, uma das exposições de humor gráfico mais importantes do mundo, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A 48ª edição aberta à visitação desde o último dia 07, está instalada no Armazém 14, no Parque do Engenho Central e pode ser vista das 10h às 17h, nesta quinta e sexta-feira, no sábado e domingo. O tour virtual 360° no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br estará disponível até o dia 31/10.
“É uma alegria abrir o Salão de humor de forma presencial, após o hiato de um ano causado pela pandemia. Recebemos muitos visitantes; pessoas que quiseram conferir de perto, trabalhos de grande qualidade selecionados para esta edição”, comentou Adolpho Queiroz, secretário da Ação Cultural
No encerramento da mostra presencial, o Armazém 14 será palco, no dia 03, de palestra cantante com repertório musical de Elis Regina e grandes compositores como Tom Jobim, Belchior, Gilberto Gil, Chico Buarque, Aldir Blanc, entre outros. A apresentação, através do projeto Elis & Maria será realizada por Patrícia Ribeiro (voz), João Ribeiro (violão) e Welister Barboza (percuteria).
O Salão deste ano reúne 308 trabalhos selecionados, entre 2.076 enviados por 349 artistas de 49 países, como Argentina, Brasil, China, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Índia, Inglaterra, Itália, México, Peru, Palestina, Romênia, Rússia, Sérvia, Tailândia.
Os cartuns, caricaturas, charges, tiras e esculturas refletem o drama dos refugiados, autoridades políticas, vacina, pandemia, celebridades, tecnologia, redes sociais e outros assuntos que permitem a reflexão em torno de panoramas universais. As obras que compõem a mostra principal foram analisadas pelos júris de seleção e premiação formados por profissionais da área do humor e artes gráficas.
A exposição presencial segue a flexibilização das restrições para o combate à pandemia do coronavírus, conforme decreto n.° 18.847, e atenderá a todos os protocolos sanitários necessários, como o controle de acesso, uso de álcool em gel, máscara e faixas com orientação para o distanciamento social.
- PREMIADOS
O Grande Prêmio Zélio de Ouro foi para o cartunista turco Oguz Gurel, que também conquistou o Prêmio Cartum, com a obra Ovelha Negra. A charge vencedora foi para o brasileiro Dinho Lascoski, que retratou o presidente Jair Bolsonaro em momento de discurso. O melhor da caricatura foi para Claudia Kfouri, que homenageou o cantor Belchior, traduzindo a força da arte e a consciência de liberdade.
Bruno Aziz conquistou o Prêmio Tiras. O prêmio temático Jogos Olímpicos foi para o iraniano Ali Miraee. O brasileiro José Antônio Costa – Jota A, conquistou o Prêmio Saúde Unimed, retratando os efeitos da pandemia e o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righeto foi para Alex Souza.
- SALÃOZINHO
Também no Armazém 14 está exposto o 19° Salãozinho de Humor, que reúne desenhos e esculturas feitos por crianças e adolescentes, entre 07 e 14 anos de idade, estudantes da rede pública e privada. Ao todo, foram inscritos 980 trabalhos. Destes, 100 foram selecionados para a exposição, sendo 50 deles da categoria de 07 a 10 anos e os outros 50, de estudantes entre 11 e 14 anos.
Participaram desta edição estudantes das cidades de Piracicaba, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Rio Claro, Monte Alto e Rio Grande (RS).
SERVIÇO – 48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No Armazém 14, Parque do Engenho Central. Visitação até dia 03/10. Horário: 10h às 17h. Dias: quintas e sextas-feiras; sábados e domingos. Entrada franca. Informações: (19) 3403-2600.