Mostra de caricaturas traz artistas da MPB antes do MP3

Post 302 de 432

O Ponto de Cultura Garapa recebe dez trabalhos do cartunista Érico San Juan no dia 30 de abril, a partir das 20 horas

Num tempo em que nem se sonhava com milhares de músicas armazenadas em I-Pods, músicos e compositores da música brasileira faziam cabeças e corações, por meio do rádio, dos discos de vinil e dos CDs. Nomes como Benito di Paula, Roberto Carlos, Lobão e Ivete Sangalo recebem a homenagem bem-humorada do cartunista piracicabano Érico San Juan, na mostra “Caricaturas ao Vivo: A MPB antes do MP3”.

A exposição, com dez caricaturas impressas em banners de 60×80 cm, terá abertura no dia 30 de abril, às 20 horas, no Ponto de Cultura Garapa, em Piracicaba. O artista estará presente na abertura, fazendo caricaturas ao vivo do público.

MÚSICA E HUMOR- O gosto pela música brasileira, para o cartunista, começou com a audição dos discos de vinil da coleção dos pais. Às trilhas de novelas da TV Globo e coletâneas de artistas mais populares, somaram-se as músicas do pop-rock nacional dos anos 80. Na adolescência, veio o contato com a Bossa Nova e a MPB.

Em 1993, dois anos após do início da carreira de cartunista de San Juan, surgiu o primeiro personagem de quadrinhos do artista. Dito, o Bendito teve inspiração na atmosfera romantizada do sambista de morro carioca dos anos 30 e 40 do século passado.

CARICATURAS DA MPB – A partir dos anos 2000, veio o contato com os músicos Zé Rodrix e Guarabyra numa lista de discussão na internet. Esse contato gerou o convite do trio Sá, Rodrix e Guarabyra para a criação do projeto gráfico do CD de inéditas “Amanhã”, lançado em 2009. O CD incluiu no encarte uma caricatura do trio, feita por San Juan.

Outros compositores da MPB também mereceram caricaturas exclusivas do piracicabano.

Johnny Alf, o precursor da Bossa Nova, terá sua primeira biografia publicada pela Imprensa Oficial de São Paulo, dentro da Coleção Aplauso, pelo jornalista João Carlos Rodrigues, ainda em 2011, com caricatura do artista .

Noel Rosa será homenageado com o livro “Noel é 100!”, publicado pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro e o Instituto de Memória Musical de Niterói. A obra trará quarenta caricaturas selecionadas entre trabalhos do Brasil inteiro, entre as quais a de San Juan.

E a caricatura de Benito di Paula na exposição teve o aval do próprio homenageado. O compositor de “Charlie Brown” e “Assobiar e chupar cana” produzirá uma camiseta exclusiva com o desenho.

A MOSTRA – “Caricaturas ao vivo: A MPB antes do MP3” terá caricaturas feitas em computador, com cores chapadas e contrastes marcantes. Benito di Paula, Sandy e Junior, Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Lobão estão entre os artistas homenageados nos desenhos. Diversas épocas da música brasiieira estão representadas pelos músicos e intérpretes. Alguns pelo gosto pessoal do caricaturista, outros pelo potencial de sátira que possuem.

O ARTISTA – Érico San Juan completa vinte anos como cartunista profissional em 2011. Colaborou para diversos jornais e revistas do interior e capital paulista: Jornal de Piracicaba, A Tribuna Piracicabana, revistas Monet (ed. Globo) e Mad (ed. Panini). Teve trabalhos selecionados nos salões de humor de Piracicaba, Paraguaçu Paulista e premiados em Santos. Caricaturista desde 1995, expôs trabalhos do gênero no Sindicato dos Bancários de Piracicaba em 2007 e no Sesc Piracicaba em 2011. É editor, redator e ilustrador do jornal de humor “Caricaras”, com seis edições desde 2008, lançadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Piracicaba e Votuporanga.

SERVIÇO – “Caricaturas ao vivo: A MPB antes do MP3” – Exposição de caricaturas de Érico San Juan – Local: Ponto de Cultura Garapa – 30 de abril de 2011 – 20h – Endereço: Rua D. Pedro II, 1313 – Piracicaba, SP – Fone: 3377.2001 – Presença do autor na noite de abertura, com criação de caricaturas ao vivo para os visitantes. Entrada gratuita.

Compartilhar:

1 comentário:

Érico San Juan27 de abril de 2011 em 9:06Responder

Valeu pela divulgação da minha mostra. Um abraço ao pesoal do Salão!

MENU