O Salãozinho de Humor

O Salãozinho de Humor de Piracicaba aconteceu pela primeira vez no ano de 2002, proposto na 30a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O evento também é organizado aos moldes de um concurso, neste caso exclusivo ao público estudantil. Entre vários objetivos está o de incentivar o jovem a conhecer e produzir humor gráfico. A participação é dividida em duas categorias:  estudantes de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos da rede pública e privada. Para a inscrição o interessado deve comprovar a sua matrícula e regularidade escolar. São aceitos desenhos inéditos de autoria própria nas linguagens do cartum, charge, caricatura e tiras/HQ.

Como apoio e preparação do Salãozinho de Humor de Piracicaba, três ações simultâneas ao concurso, estão previstas no chamado ‘Projeto Humor na Sala de Aula’: 1 – Exposições itinerantes com reproduções dos desenhos do acervo dos 42 anos do Salão nos pátios das escolas; 2 – Encontro e bate papo com profissionais da área do desenho gráfico nas escolas diretamente com os alunos e 3 – Oficinas de capacitação para os professores da rede.

Ao longo dos anos de sua realização o número de participantes surpreende – em 2016 foram cerca de 3.300 trabalhos. Além dos números o Salãozinho vem desempenhando o papel de apresentar uma interessante ferramenta para a prática artística e a reflexão, propondo conhecimentos e descobertas no universo das relações educacionais.

 

 Premiados do Salãozinho

 

2012

 

 

2013

 

 

2014

 

 

2015

cartaz salaozinho 2016

2016

 

MENU