48º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Exposição dos trabalhos selecionados e premiados: de 04 de setembro a 31 de outubro de 2021, no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.go v.br

Oficinas Virtuais

Desenho da figura humana

Monitor: William Mur

O estudo da estrutura e da anatomia da figura humana é a porta de entrada para o desenho artístico. O conhecimento da figura é essencial para que cada artista tenha liberdade para se expressar, criar histórias e narrativas, enfim,

desenhar e pintar a figura humana da forma que quiser.

Objetivos: Construção dos conhecimentos básicos de estrutura e anatomia da

figura humana através de análise do esqueleto e dos músculos e prática de

exercícios de observação.

William Mur é desenhista e professor de desenho.

Formado em Letras e cinema, fez cursos técnicos também em animação e desenho de moda. Trabalhou durante 10 anos para o jornal Folha de S. Paulo como infografista e videomaker.  Atualmente, é professor de desenho, animação e narrativa visual na Faculdade Méliès em São Paulo.

Público-alvo: A partir de 12 anos.

Vagas: 15 pessoas

Período de realização: 03 horas.

Data: Sábado dia 11/09

Horário: 14:00 às 17:00

Inscrições via email: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br


Desenho Básico

Monitor: Victor Harabura

A oficina de Desenho básico tem como fundamento a estrutura do desenho. É uma oficina pratica com uma visão técnico, para pessoas que nunca desenharam e artistas iniciantes, por isso aborda a construção dos fundamentos do desenho.

Objetivos: Aprender e/ou aprimorar os fundamentos do desenho artístico através de exercícios de composição, anatomia, perspectiva, luz e sombra.

Victor Harabura, vive e trabalha em São Paulo, cidade onde nasceu. É artista plástico, pesquisador e historiador.

Iniciou sua carreira produzindo ilustrações para e jornais revistas. Estudou Artes Visuais no interior do estado de São Paulo e possui um trabalho bastante versátil, mesclando sua produção de obra tridimensionais, esculturas figurativas e geométricas, e desenhos.
Vem participando das principais exposições de arte do interior de São Paulo.

Público-alvo: A partir de 12 anos.

Vagas: 15 pessoas

Período de realização:  06 horas.

Datas: Sábados dias 18 e 25 de setembro

Horário: 14:00 às 17:00


Ilustração / Processo Criativo

Monitor: Kleverson Mariano

O aprendizado de formas mais simples e objetivas de solucionar problemas na área da ilustração e Processo Criativo que o curso oferece, possibilita o aluno em ter um entendimento maior e melhor sobre questões e dúvidas que muitas vezes surgem no decorrer da carreira de um artista/ilustrador.

Objetivos: A oficina irá direcionar o aluno para o desenvolvimento de uma ilustração autoral que poderá ser utilizada em suas redes sociais e portfólio. O conteúdo ensinado não apenas irá desenvolver o traço do aluno, mas também a forma de como ele pensa, criando formas simples e objetivas para resolver problemáticas que surgem em um briefing ou por um bloqueio criativo.

Kleverson Mariano é Ilustrador, muralista e cartunista, residente em São Paulo / Capital. Como ilustrador colaborou com diversas publicações: Folha de São Paulo, Revista Galileu, Superinteressante, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, entre outras. Publicou 2 livros autorais: Entendedores Entenderão (2018) e Paraíso, A vida além das maçãs (2015). Também trabalha com intervenções diretas em objetos e produtos, em parceria com marcas como POSCA, CIS, Pilot, BMW, Disney e Mauricio de Sousa Produções. Foi vencedor de diversos concursos e prêmios, entre eles os quais: Concurso Nova Era Greenpeople (1º Lugar, 2019), POSCA Legends (2º lugar, 2019) e Fnac Novos Talentos (1º lugar 2013).

Em 2014 recebeu uma bolsa de estudos em ilustração na Quanta Academia de Artes. Foi estudante do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2011). Atualmente, trabalha como artista independente com foco em Artes Plásticas e Ilustração.

Público-Alvo: A partir de 15 anos.

Vagas: 15

Período de realização: 03 horas.

Data: Sábado dia 02/10

Horário: 14:00 às 17:00

 

Teatro

Espetáculo: “Seu Pinto  morreu”  – Circo do Veneno

O espetáculo, chamado de “Seu Pinto  morreu”,comédia, conta história de um empresário, Roberto, casado com Beatriz e sem filhos, e que desconfiado de traição, arquiteta um plano, o qual se finge de morto para dar um flagra no suposto casal de amantes. Há ainda a presença do empregado do Sr. Roberto, Rico e o também do secretário, Marcelo, suposto amante de Beatriz, do agente funerário Matheus, do coveiro Mauricio, da secretária Leonor e da médica Paula Chaves e demais comparsas.

Com a presença marcante de palhaços a alegria é garantida em mais de uma hora de apresentação.

A Família Veneno resgata, através do teatro, a emoção e o riso que só o circo pode proporcionar para toda a família. Espetáculo beneficente, o ingresso será alimento não perecível destinado ao Fundo Social de Solidariedade.

Datas: 7, 8 e 9 de outubro

Horários: serão informados posteriormente

 

Exposições Paralelas

Jurados pra morrer de rir: mostra reunindo trabalhos dos jurados do 48º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Eles julgaram e escolheram os 308 trabalhos da edição 2021, e agora é a vez dos trabalhos deles serem julgados!

Mostra virtual no link https://app.emaze.com/@AOQLICTRZ/jurados-pra-morrer-de-rir

 

Antes CHARGE do que nunca –  A charge retrata  questões atuais e temporais, traçando a história em desenhos – engraçados ou não. Mudanças climáticas, questões políticas, sociais e ambientais. Tudo o que nos afeta de alguma forma. “Antes charge do que nunca” é um apanhado do que foi visto e dito nos traços de artistas de diversos países, que fizeram parte das mostras do “Salão Internacional de Humor de Piracicaba” nos últimos 10 anos. Nada fugiu dos olhos e da mente desses corajosos guerreiros que, com seus lápis, canetas e tablets, se armaram para mostrar ao mundo o que aconteceu, pode acontecer e o que pode ser evitado.

Mostra virtual no site Ação Cultural no Museu – data a ser informada posteriormente