PIRACARTUM em novembro no “Cristóvão”

Post 1 de 467

A exposição “Piracartum, homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor” ficará em exibição no Centro Cultural e recreativo “Cristóvão Colombo” durante o mês de novembro. Ela foi montada ontem, dia 1 de novembro e ficará aberta até o dia 30.

A mostra é um dos produtos do projeto “Piracartum” que neste ano buscou as origens do humor gráfico na cidade de Piracicaba e identificou quatro grandes gerações de artistas. A primeira que começa nos anos 1940, com Jic Mendes, Edson Rontani, Renato Wagner e Derli Barroso; a seguinte dos anos 70 a 90, quando a cidade implanta o sistema de impressão em off set nos jornais locais e dá mais visibilidade a cartunistas como Peninha, Douglas Mayer, Lancast Mota, Rudinei Bassete, Fausto Longo entre outros; a geração seguinte, após a abertura do Salaõ de Humor de 1974, onde despontam nomes como Erasmo Spadotto, Willian Hussar, Eduardo Grosso, Érico San Juan entre outros. E por fim, a geração mais recente do pós salão, composta por artistas que ilustram para os sindicatos americanos, aqui mesmo na cidade em seus estúdios, gibis e álbuns ilustrados de personagens conhecidos no mundo das HQs, como Marcelo Maiolo, Andrei Bressan e Rafael de Latorre, entre outros.

‘Homenagem justa e grande reconhecimento aos artistas locais que tem construído uma trajetória importante no campo do humor gráfico, que conseguimos retratar nas exposições que estão percorrendo espaços culturais da cidade e o livro Piracartum, cuja edição impressa está praticamente esgotada. Agora ele pode ser acessado pelo site do salão de humor no endereço eletrônico: https://issuu.com/salaodehumor.piracicaba/docs/piracartum_site?fbclid=IwAR000Bjn2-UGYc0vWh3YV0MMNNKLrXFJJOLho4WNvUTpI0iEOlUE1DQFBno”,explicou o prof. Adolpho Queiroz, coordenador do projeto Piracartum, ao lado do jornalista Edson Rontani Junior, do professor Victor Kraide Corte Real e da designer Maria Luziano.

Do Cristóvão a exposição segue ainda para o Forum Municipal e no ano que vem para o hospital da Unimed e Câmara Municipal, com o objetivo de ampliar a divulgação sobre os cartunistas de Piracicaba.

Os autores também comemoram o fato de o livro ter sido solicitado ao Instituto Histórico de Piracicaba pela Biblioteca do Congresso dos estados unidos, em Washington. ´” E uma notícia que nos deixou ainda mais felizes com o resultado do projeto”, afirmou Queiroz.

piracartum 01

O XV de Marangoni – Tribuna Piracicaba

 

 

piracartum 02

Traço de Lancast Mota, O Diário

 

 

piracartum 03

Personagem dos quadrinhos de Andrei Bressan

 

 

 

piracartum 04

Papa Bento de Lucas Leibholz

  1.  

 

 

 

 

MENU