Júri de seleção do Salão de Humor se reúne neste fim de semana

Sete especialistas na área avaliam no sábado, 30, e domingo, 31, as 2.773 obras inscritas

Os trabalhos que irão compor a 43ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba serão definidos neste fim de semana. O júri de seleção do evento se reunirá nos dias 30 e 31 de julho (sábado e domingo) no Hotel Center Flat Service, a partir das 8h30, para escolher em meio as 2.773 obras inscritas aquelas que serão expostas no Armazém 14 do Engenho Central, entre os dias 27 de agosto e 12 de outubro.

O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU (Centro Nacional do Humor Gráfico).

O júri de seleção será formado por Leda Pasta (jornalista da Rede Globo – São Paulo/SP); Rogério Vilela (desenhista de quadrinhos, editor e fundador da Fábrica de Quadrinhos – São Paulo/SP); Érico San Juan (artista gráfico e desenhista de quadrinhos – Piracicaba/SP); Marina Toledo (arte-educadora e coordenadora do setor educativo do Museu da Língua Portuguesa – São Paulo/SP); Sander Carvalho (publicitário, ilustrador e chargista – Americana/SP); José Maurício Conrado da Silva (professor da área de comunicação da Universidade Mackenzie – São Paulo/SP); e Luli Pena (ilustradora e designer gráfica – São Paulo/SP).

Já os jurados de premiação se reunirão no dia 20 de agosto para contemplar as obras selecionadas, e o anúncio dos premiados acontece no dia 27, às 19h, no Teatro do Engenho, data da abertura oficial do evento. A comissão julgadora que premiará os trabalhos será composta por Geisa Fernandes (pesquisadora e professora universitária – Rio de Janeiro/RJ); John Lent (pesquisador e professor universitário na Pensilvânia, EUA); Aristides Hernandez (cartunista e artista plástico em Havana, Cuba); José Roberto Neffa Sadek (secretário-adjunto de Cultura do Estado de São Paulo); Gilmar Machado Barbosa (cartunista – Santo André/SP); Gualberto Costa (cartunista – São Paulo/SP); e José Pedro Martins (jornalista e assessor de cultura – Campinas/SP).

NÚMEROS – A edição desse ano recebeu 2.773 trabalhos, produzidos por 501 artistas de 55 países diferentes. Foram 2.598 obras inscritas pela internet, 154 que chegaram pelos Correios e 21 esculturas. Os países participantes nesta edição são: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, Chile, Chipre, Colômbia, Croácia, Cuba, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, França, Grécia, Hungria, Ilhas Turcas e Caicos, Índia, Indonésia, Irã, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Kosovo, Macedônia, México, Moçambique, Montenegro, Nicarágua, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.

SERVIÇO – 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Júri de seleção se reúne neste sábado e domingo, 30 e 31 de julho, a partir das 8h30, no Hotel Center Flat Service. A abertura oficial e o anúncio dos premiados acontecem no dia 27 de agosto, no Engenho Central. Informações: (19) 3403-2620. Site oficial:www.salaointernacionaldehumor.com.br