II FEIRA DE QUADRINHOS MOVIMENTA O SALÃO DE HUMOR NO FINAL DE SEMANA

Post 4 de 465

Pelo segundo ano consecutivo, a Semactur-Cedhu, em parceria com a AHA, SESC, Libre e A Guilda realizam neste final de semana, no Armazém 14ª do Engenho Central, mais uma edição da Feira de Quadrinhos. Desta vez com um formato diferenciado. No ano passado a feira teve como padrinho Mauricio de Souza e reuniu cerca de 12 editoras principais do país n área de humor gráfico e quadrinhos.

Untitled

No novo formato virão três grandes editoras, a Panini, Devir e Matrix. E os demais espaços serão ocupados por mais de 30 artistas independentes que estarão mostrando e comercializando suas respectivas produções. Haverá também uma empresa fazendo tatuagens.

O autor homenageado deste ao é o quadrinista Gustavo Duarte, respeitado na área e uma das grandes revelações dos quadrinhos nacionais. Ele participou da abertura do Salão de Humor deste ano com seus trabalhos numa exposição e volta para atuar neste final de semana, ao lado de Marcelo Maiolo e Andrei Bressan, coloristas de Piracicaba que atuam no mercado internacional de quadrinhos. Os três farão palestras e participarão de bate papos nas mesas com os presentes.

O evento contará com os artistas locais Marcelo Maiolo (Liga da Justiça e Old Man Logan) e Andrei Bressan (Birthright e Esquadrão Suicida) e também, Gustavo Duarte (Guardiões da Galáxia e Bizarro), que é radicado em Bauru, vencedor do Troféu HQ Mix com Có & Birds e Monstros. Segundo Kevin, “a nossa ideia é mostrar o quanto o mercado está crescendo e que está no alcance de todos, seja através de editoras, de financiamento coletivo ou pela internet. Queremos mostrar para o visitante por onde começar, quais caminhos ele pode seguir, quem ele pode procurar”.

Também confirmaram presenças Paulo Roberto Jr., Lu Bertin, Tchelo e Kurtes, Ronny Mota, Paulo Kielwagen, Mateus Teodoro, Gus Gentini, Flavia Jud, Romi Carlos, Ligia Zanela, Vienno, Thiago Del Ponte, Zorzetto, Danilo Angeli, Erico San Juan, Daniel Sousa, Murilo Engler, Marco Cortez, Herbert Bebert, Gabi Tozatti, Ed Modanez, Adriano Gon e Gil Martiminiano

A AHA, que idealizou a primeira feira, também participará do evento lançado o livro “Piracartum, homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. O projeto foi premiado e recebeu financiamento público do Fundo de Apoio à Cultura e do Conselho Municipal de Cultura da Semactur deste ano. Na obra, organizada por Adolpho Queiroz, Edson Rontani Jr., Maria Luziano e Victor Kraide corte Real, são apresentados 32 artistas locais ou que participaram da imprensa piracicabana. Além das suas obras, eles foram biografados e analisados por 28 jornalistas da cidade e do país. O lançamento está marcado para este sábado às 15 horas.

Para o presidente desta segunda edição, o publicitário Kevin de Freitas, diretor da loja A Guilda, “pensamos na feira como um grande encontro de artistas da área e facilitamos a vinda de todos para que apresentem os seus trabalhos. Estamos na expectativa de um grande público nos dois dias de realização, que conterá ainda outras atrações.”

O cartaz deste ano foi feito pelo artista piracicabano Danilo Angeli.

A programação oficial das colaborações do quadrinista brasileiros poderá ser acessada no endereço eletrônico: fhq – 2a feira do humor e quadrinhos de piracicaba no facebook.

MENU