Cartaz premiado do 46SIHP e cartaz do 17º Salãozinho de Humor são revelados!

Post 4 de 474

Com identidades prontas, o 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o 17º Salãozinho de Humor apresentaram na tarde de hoje, 12/3, os cartazes produzidos para as edições deste ano. As artes devem ilustrar todo o material de divulgação do evento previsto para abrir no dia 10 de agosto, no Engenho Central. A novidade foi o anúncio do vencedor do prêmio “Adilson Maluf”, conquistado no concurso de cartaz.  

 

53728849_2165295653559545_7850794359858397184_n

Cartaz do Salão Internacional de Humor de Piracicaba – 2019

Foram enviadas 50 propostas de trabalho de artistas nacionais e internacionais. Destes, a comissão de seleção formada por Dr. Victor Kraide Corte Real, diretor de 3 planejamento da AHA; Maria Luziano, designer gráfica e diretora artística da AHA; ao lado do professor universitário e cartunista Dr. Camilo Riani, escolheu os dez melhores. O prêmio Adilson Maluf, de R$ 3.000,00 será entregue ao cartunista Waldez Duarte, natural de Acará, no Pará mas que hoje reside em Blumenau, SC.

De acordo com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, as premiações aos artistas não garantem apenas o reconhecimento dos trabalhos, mas também a divulgação do salão e sua importância para artistas do mundo inteiro. “Este ano premiaremos 13 trabalhos no valor total de R$ 68 mil”, comenta.

Entre os artistas selecionados estavam os cartunistas Rafael Correa, Vladmir Kazanevski – Ucrânia, Waldez Duarte, Claudio Jorge, Daniel Kondo, Peru; Eder Santos, Evelin Debei, Luiz Gustavo Pafaro.

O júri de premiação foi composto por O- Sekoer, da Bélgica; Valter Toscano, Peru; dois brasileiros do norte e nordeste, Lailson Holanda, Pernambuco e Ubiratan Porto, de Belém; dois paulistanos Jal Lovetro e Luciano Veronezzi e o publicitário piracicabano, Osvaldo Baptista.

Para Ubiratan Porto, o Bira, cartunista responsável pelo Salão de Humor da Amazônia, “foi uma feliz iniciativa do Salão de Humor de Piracicaba em abrir-se, num concurso público, para dar chance a, quem sabe, cartunistas que nunca tiveram chances de ter m cartaz, como convidado, para perpetuar-se na galeria dos atores dos cartazes do nosso mais importante salão do Brasil”.

O Salão de Humor de Piracicaba é realizado pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (CEDHU) e conta com a parceria de apoiadores.

 

53699130_2165942363494874_8388659522427682816_n

Cartaz Salãozinho de Humor – 2019

17º Cartaz Salãozinho de Humor – O Cartaz foi feito pelo artista gráfico e cartunista, participante assíduo do Salão de Humor de Piracicaba, Moacir Torres. Com mais de 45 anos de carreira como desenhista, Moacir buscou em sua arte, caracterizar a ideia do Salãozinho – retratar o humor através do olhar de uma criança e nada mais claro para isso, que duas crianças desenhando.

Premiações 2019 – O Salão de Humor de Piracicaba deve premiar neste ano, 13 trabalhos vencedores nas categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos e o prêmio temático; o Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro e outros como o de Júri Popular Alceu Marozi Righetto, Câmara Municipal de Piracicaba, exclusivo para a categoria caricatura, Saúde Unimed para trabalhos com a temática Saúde, prêmio Águas do Mirante, Euclides Libardi para escultura, Adilson Maluf de cartaz e o prêmio Arcor em comemoração aos 15 anos do Instituto.

MENU