Cartaz do 45º Salão Internacional de Humor tem releitura de charge premiada em sua 1ª edição

Post 6 de 458

Com identidades prontas, a 45ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e 16º Salãozinho de Humor apresentam os cartazes aprovados pelo Conselho Consultivo da mostra que a partir de agora, ilustram todo o material do evento, previsto para abrir no dia 25 de agosto, no Engenho Central. O Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (Cedhu).

cartazsalao2018ok.cdr

Os cartazes criados pela cartunista Laerte Coutinho e Ziraldo, têm abordagens diferenciadas. O Salão de Humor ganhou uma releitura do trabalho premiado na sua 1ª edição, em 1974. A charge atual é composta por um rapaz em julgamento sendo torturado por ser o único a gritar golpe!. “É impressionante como mesmo após mais de 40 anos, a gente volta a se preocupar com a liberdade de expressão”, declarou Laerte Coutinho sobre a sua produção.

O trabalho vencedor de 74 foi inspirado na fábula de Hans Christian Andersen que contava a história de um rei, a quem o costureiro real propôs produzir uma roupa original, porém, imaginária. O monarca apreciando a ideia, mandou que abrissem a porta do palácio para que todos pudessem vê-lo com as suas novas vestes, para surpresa de todos. Os submissos ao sistema aplaudiram, mas um menino disse em alta voz que o rei estava nu. Contrariado, o rei mandou que prendessem o único que disse a verdade.

Para o prefeito Barjas Negri, o salão, assim como em todos os anos, será um grande sucesso. “Prova disso é a sua realização há 45 anos, ininterruptamente, e o número de inscrições que aumenta a cada nova edição”, concluiu.

Segundo o presidente do Salão de Humor, Paulo Caruso, a programação contará com várias paralelas. “Entre as diversas atividades, pretendemos realizar o lançamento do livro de caricaturas que comemora os 85 anos do cartunista Ziraldo; uma mostra com os “papas prêmios” – artistas que sempre são premiados; além de uma exposição interativa, com as charges das transcrições do programa Roda Viva, da TV Cultura”, comentou.cartaz2018.cdr

SALÃOZINHO – Já Ziraldo utilizou como ícone de seu cartaz para o 16º Salãozinho de Humor, um menino colorindo um chamado para a mostra de trabalhos infantis. De acordo com o diretor do Cedhu, Erasmo Spadotto, os cartazes que serão encaminhados às escolas públicas e privadas de Piracicaba e região são ferramentas importantes para a divulgação do Salãozinho. “Desenhos e esculturas poderão ser enviados por crianças de sete a 14 anos. Os interessados com 15 anos ou mais, também podem participar com a inscrição dos trabalhos no Salão Internacional de Humor”, explicou.

O regulamento para as inscrições no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Salãozinho de Humor já pode ser acessado no www.http://salaointernacionaldehumor.com.br/.

Fonte: SemacTur

MENU